quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Ferrari 512 BB (1976)










O Ferrari 512 BB, foi apresentado no Salão de Paris em 1976 e ocupou o lugar do Ferrari 365 GT4/BB.
e permaneceu em produção até 1981 onde foi substituído pelo Ferrari 512 BBi, neste modelo o sistema de injecção substituiu os tradicionais carburadores.
Foram produzidos um total de 929 unidades onde os números de chassi, tradicionalmente ímpares foram desde o 19677 ao 38487. A nova denominação do modelo já não era tão complexa como a do seu antecessor e Ferrari rompeu a tradição de baptizar os modelos com a capacidade de um único cilindro.
Como tal continuou a formula utilizada com a série "Dino", ou seja: "5" 5.000 cc de cilindrada, e "12" o número de cilindros. As siglas "BB" tinham o mesmo significado "Berlinetta Boxer", relembrando que o termo Boxer, fazia referência as bancadas de cilindros estarem opostas horizontalmente entre si.



A arquitectura básica, a forma e as características principais eram idênticas ao  Ferrari 365 GT4/BB embora existissem pequenas diferenças visuais entre ambos. Sob a carroçaria a maior diferença sem dúvida era o aumento da capacidade do motor.

Exteriormente as diferenças mais notáveis entre o Ferrari 512 BB e o Ferrari 365 GT4/BB estavam principalmente a sua volta. Na sua dianteira incorporava agora um spoiler.

Ferrari 512 BB, spoiler dianteiro.
Na traseira os anteriores 3 farolins do Ferrari 365 GT4/BB e os 3 escapes de cada lado nos topos, deram origem a 2 farolins duplos e os escapes duplos a cada lado.

Ferrari 512 BB, farolins e escape traseiro.

Os farolins traseiros eram tal qual os apresentados em Turim em 1971, aquando a apresentação do Ferrari 365 GT4/BB. A grelha traseira do Ferrari 512 BB é diferente uma vez que o seu antecessor tem as grelhas em rede e este 512 BB eram laminadas como podemos ver na imagem anterior. Foram feitas alterações nas grelhas que estavam sobre o capot o eixo traseiro aumentou de 1520 mm para 1563 mm, quase 4,5 cm a mais.
As carroçarias eram montadas sobre um chassi com distância entre eixos de 2500 mm com o código F102 BB100. Todos os chassi foram numerados com números ímpar.
A construção era em quase tudo idêntica ao Ferrari 365 GT4/BB. Chassi tubular em aço, com uma célula central, mono-estrutural. Os chassi estavam disponíveis quer com volante a esquerda quer a direita, mas nunca foi produzido nenhuma versão para os Estados Unidos, pelo que todos ficaram no mercado Europeu.
As jantes de liga leve de série, de 5 raios, com uma porca central tipo "Rudge" ainda que em alguns países a legislação obrigava a instalação duma grande porca central octogonal. As Jantes cobriam os discos ventilados de grandes dimensões munidos de um sistema de travagem com circuito hidráulico duplo e servo freio. A suspensão independente as 4 rodas contava com braços oscilantes, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, que no caso dos traseiros eram duplos. Além de todo o sistema de suspensão ainda contava com barras estabilizadoras a frente e atrás.

O motor de 12 Cilindros opostos "Boxer" tinha a mesma configuração do Ferrari 365 GT4/BB mas com uma cilindrada de 4.943cc.
Sistema DOHC, dupla árvore de cames por cada bancada de cilindros, accionadas por correia dentada.
Como alteração, existe neste 512 BB um cárter seco e uma embraiagem accionada hidraulicamente, ao contrário do seu antecessor que estava equipado com um cárter húmido e embraiagem por cabo.
O Ferrari 512 BB tem instalados 4 carburadores triplos Weber 40 IF 3C, com sistema de ignição electrónico e um único distribuidor accionado pela cames de admissão da bancada esquerda.
Quanto a potência este 512 BB oferecia 340cv, embora o Ferrari 365 GT4/BB tivesse mais potência, a maior cilindrada deste 512 e o binário superior criavam uma melhor condução e mais agradável.

Depois de surgir o modelo de estrada Luigi Chinetti sugeriu a fábrica para desenvolver um modelo de competição. Do desenvolvimento da Ferrari surgiu o Ferrari 512 BB LM.


O "Berlinetta Boxer" participou em competições desde finais dos anos 70 até meados dos 80. A categoria onde sobresaiu foi na categoria de GT em Le Mans. Em 1981 classificou-se no 5º lugar da geral e em 1982 no 6º.

Ferrari 512 BB LM

Modelo apresentado:
Ferrari 512 BB, Kyosho 

Ferrari 512 BB
Ferrari 512 BB
Ferrari 512 BB
Ferrari 512 BB

Ferrari 512 BB
Frente em forma de cunha com a parte inferior da carroçaria em preto satinado.

Ferrari 512 BB
Jantes de 5 raios com Spinner central.
Os pneus de borracha de muita qualidade, embora pouco detalhados.
Ferrari 512 BB
Como detalhe temos a marca do pneu "Michelin".
No guarda-lama dianteiro está situado o intermitente lateral em formato redondo.
Ferrari 512 BB
A tonalidade bicolor mantêm-se ao largo de toda a carroçaria.
Ferrari 512 BB
O espelho retrovisor perfeitamente posicionado e bem dimensionado.
Ferrari 512 BB
Nesta imagem temos a perspectiva da lateral central do modelo.
O canhão da porta está muito mal detalhado, sendo unicamente uma saliência pintada de cinzento.
Ferrari 512 BB
Os vidros laterais estão razoavelmente interessantes.
O vidro de custódia traseiro tem o rebordo em preto fosco,
e o puxador de abertura da porta está agregado ao aro da porta.
Ferrari 512 BB
As portas tem um pormenor interessante, uma vez que o aro da porta faz parte integrante das portas.
Ferrari 512 BB
O pneu traseiro de dimensão diferente ao dianteiro, é ligeiramente mais largo e o off-set da jantes é superior.
Ferrari 512 BB
A traseira tem algumas diferenças em relação ao seu antecessor.
Ferrari 512 BB
Os farolins traseiros duplos estão relativamente bem detalhados.
Ferrari 512 BB
Os escapes traseiros duplos com as ponteiras cromadas.
Na parte inferior podemos ver a passagem dos tubos de escape.
Entre as ponteiras temos a grelha de refrigeração do óleo da caixa de velocidades.

Ferrari 512 BB
A grelha traseira deixou de ser em rede e passou a ser laminada.
A matrícula refere o modelo.
Ferrari 512 BB
A legenda BB 512 está perfeitamente dimensionada e colocada no sitio correcto.
Ferrari 512 BB
A parte superior do capot do motor, podemos ver as diversas grelhas, todas elas abertas.
Ferrari 512 BB
Da perspectiva de traseira, vemos o óculo traseiro rectangular e podemos ver o assentamento do alerón traseiro.
Ferrari 512 BB
Na lateral esquerda temos o tampão de combustível no topo do capot motor.
Ferrari 512 BB
Detalhe característico do modelo, as entradas de ar nas embaladeiras.
Como seria de esperar, o logo Pininfarina, acompanha a carroçaria.
Ferrari 512 BB
Passando a detalhar esta fabulosa frente em cunha.
Ferrari 512 BB
A Frente mantém a grelha do seu antecessor com o "Cavallino Rampante" ao centro.
Por detrás da grelha, aos cantos, podemos ver os faróis auxiliares rectangulares.
Nesta imagem podemos ver o spoiler dianteiro que diferencia este 512 do 365 GT4.
Ferrari 512 BB
No capot dianteiro, temos 2 intermitentes rectangulares de grandes dimensões nos extremos do capot.
Ferrari 512 BB
O logo da Ferrari a frente.
Entre os faróis retracteis temos a grelha de entrada de ar de arrefecimento do radiador .
Ferrari 512 BB
Faróis duplos retracteis.
Ferrari 512 BB
O espelhado dos faróis perfeitamente definido e dimensionado.
Ferrari 512 BB
Perspectiva lateral com os faróis abertos.
Ferrari 512 BB
O vidro para-brisas com o rebordo em preto fosco.
A escova limpa vidros está extremamente bem detalhada e dimensionada.
Ferrari 512 BB
O interior da bagageira em preto fosco com o quadriculado simulando o forro interior.
Ferrari 512 BB
O interior da mala estofado com floc cinzento, denotam uma qualidade extrema de acabamento.
Ferrari 512 BB
A frente do lado esquerdo temos o saco do liquido limpa-vidros.
Ferrari 512 BB
O mecanismo de abertura do capot simulando perfeitamente o amortecedor.
Temos aqui acesso a ver o mecanismo dos faróis. 
Ferrari 512 BB
A frente do lado direito uma mala, que possivelmente fosse de ferramenta.
Ferrari 512 BB
O forro da porta simples, com o puxador de abertura.
Ferrari 512 BB
O interior tal como o 365 GT4 não está mal, tendo em conta a idade da miniatura está bastante razoável.
O volante refere bem o design do volante do 1:1
Ferrari 512 BB
O interior em floc cinzento.
Pena não terem optado por uns cintos em tecido e terem deixado estes em borracha
pois seria uma mais valia para o interior.
Ferrari 512 BB
O quadro de bordo está muito bem detalhado, embora algo tosco, mas está tudo no lugar certo.
Os mostradores estão muito realistas, quer os do quadrante que os centrais.
Podemos ver que os botões auxiliares não foram descuidados na consola central.
Ferrari 512 BB
O motor deste 512 é idêntico ao 364 GT4, unicamente difere a cor das tampas dos filtros de ar
e a bobine de ignição colocada na cava da roda traseira esquerda.
Ao centro do motor temos o vaso de expansão do liquido refrigerante.
Ferrari 512 BB
O motor de arranque está detalhado neste imagem. Muito realista.
Ferrari 512 BB
As panelas de escape uma de cada lado.
Ferrari 512 BB
Cablagem do sistema de ignição do motor.
Ferrari 512 BB

Termina aqui a apresentação deste modelo da Kyosho, com alguns anos mas muito interessante.
O modelo retrata na perfeição o modelo original se esquecer a elegância.
Espero que tenha sido do agrado de todos.


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