O Ferrari 512 BB, foi apresentado no Salão de Paris em 1976 e ocupou o lugar do Ferrari 365 GT4/BB.
e permaneceu em produção até 1981 onde foi substituído pelo Ferrari 512 BBi, neste modelo o sistema de injecção substituiu os tradicionais carburadores.
Foram produzidos um total de 929 unidades onde os números de chassi, tradicionalmente ímpares foram desde o 19677 ao 38487. A nova denominação do modelo já não era tão complexa como a do seu antecessor e Ferrari rompeu a tradição de baptizar os modelos com a capacidade de um único cilindro.
Como tal continuou a formula utilizada com a série "Dino", ou seja: "5" 5.000 cc de cilindrada, e "12" o número de cilindros. As siglas "BB" tinham o mesmo significado "Berlinetta Boxer", relembrando que o termo Boxer, fazia referência as bancadas de cilindros estarem opostas horizontalmente entre si.
A arquitectura básica, a forma e as características principais eram idênticas ao Ferrari 365 GT4/BB embora existissem pequenas diferenças visuais entre ambos. Sob a carroçaria a maior diferença sem dúvida era o aumento da capacidade do motor.
Exteriormente as diferenças mais notáveis entre o Ferrari 512 BB e o Ferrari 365 GT4/BB estavam principalmente a sua volta. Na sua dianteira incorporava agora um spoiler.
Ferrari 512 BB, spoiler dianteiro. |
Ferrari 512 BB, farolins e escape traseiro. |
Os farolins traseiros eram tal qual os apresentados em Turim em 1971, aquando a apresentação do Ferrari 365 GT4/BB. A grelha traseira do Ferrari 512 BB é diferente uma vez que o seu antecessor tem as grelhas em rede e este 512 BB eram laminadas como podemos ver na imagem anterior. Foram feitas alterações nas grelhas que estavam sobre o capot o eixo traseiro aumentou de 1520 mm para 1563 mm, quase 4,5 cm a mais.
As carroçarias eram montadas sobre um chassi com distância entre eixos de 2500 mm com o código F102 BB100. Todos os chassi foram numerados com números ímpar.
A construção era em quase tudo idêntica ao Ferrari 365 GT4/BB. Chassi tubular em aço, com uma célula central, mono-estrutural. Os chassi estavam disponíveis quer com volante a esquerda quer a direita, mas nunca foi produzido nenhuma versão para os Estados Unidos, pelo que todos ficaram no mercado Europeu.
As jantes de liga leve de série, de 5 raios, com uma porca central tipo "Rudge" ainda que em alguns países a legislação obrigava a instalação duma grande porca central octogonal. As Jantes cobriam os discos ventilados de grandes dimensões munidos de um sistema de travagem com circuito hidráulico duplo e servo freio. A suspensão independente as 4 rodas contava com braços oscilantes, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, que no caso dos traseiros eram duplos. Além de todo o sistema de suspensão ainda contava com barras estabilizadoras a frente e atrás.
O motor de 12 Cilindros opostos "Boxer" tinha a mesma configuração do Ferrari 365 GT4/BB mas com uma cilindrada de 4.943cc.
Sistema DOHC, dupla árvore de cames por cada bancada de cilindros, accionadas por correia dentada.
Como alteração, existe neste 512 BB um cárter seco e uma embraiagem accionada hidraulicamente, ao contrário do seu antecessor que estava equipado com um cárter húmido e embraiagem por cabo.
O Ferrari 512 BB tem instalados 4 carburadores triplos Weber 40 IF 3C, com sistema de ignição electrónico e um único distribuidor accionado pela cames de admissão da bancada esquerda.
Quanto a potência este 512 BB oferecia 340cv, embora o Ferrari 365 GT4/BB tivesse mais potência, a maior cilindrada deste 512 e o binário superior criavam uma melhor condução e mais agradável.
Depois de surgir o modelo de estrada Luigi Chinetti sugeriu a fábrica para desenvolver um modelo de competição. Do desenvolvimento da Ferrari surgiu o Ferrari 512 BB LM.
O "Berlinetta Boxer" participou em competições desde finais dos anos 70 até meados dos 80. A categoria onde sobresaiu foi na categoria de GT em Le Mans. Em 1981 classificou-se no 5º lugar da geral e em 1982 no 6º.
Ferrari 512 BB LM |
Modelo apresentado:
Ferrari 512 BB, Kyosho
Ferrari 512 BB |
Ferrari 512 BB |
Ferrari 512 BB |
Ferrari 512 BB Jantes de 5 raios com Spinner central. Os pneus de borracha de muita qualidade, embora pouco detalhados. |
Ferrari 512 BB Como detalhe temos a marca do pneu "Michelin". No guarda-lama dianteiro está situado o intermitente lateral em formato redondo. |
Ferrari 512 BB A tonalidade bicolor mantêm-se ao largo de toda a carroçaria. |
Ferrari 512 BB O espelho retrovisor perfeitamente posicionado e bem dimensionado. |
Ferrari 512 BB Nesta imagem temos a perspectiva da lateral central do modelo. O canhão da porta está muito mal detalhado, sendo unicamente uma saliência pintada de cinzento. |
Ferrari 512 BB Os vidros laterais estão razoavelmente interessantes. O vidro de custódia traseiro tem o rebordo em preto fosco, e o puxador de abertura da porta está agregado ao aro da porta. |
Ferrari 512 BB As portas tem um pormenor interessante, uma vez que o aro da porta faz parte integrante das portas. |
Ferrari 512 BB O pneu traseiro de dimensão diferente ao dianteiro, é ligeiramente mais largo e o off-set da jantes é superior. |
Ferrari 512 BB A traseira tem algumas diferenças em relação ao seu antecessor. |
Ferrari 512 BB Os farolins traseiros duplos estão relativamente bem detalhados. |
Ferrari 512 BB A grelha traseira deixou de ser em rede e passou a ser laminada. A matrícula refere o modelo. |
Ferrari 512 BB A legenda BB 512 está perfeitamente dimensionada e colocada no sitio correcto. |
Ferrari 512 BB A parte superior do capot do motor, podemos ver as diversas grelhas, todas elas abertas. |
Ferrari 512 BB Da perspectiva de traseira, vemos o óculo traseiro rectangular e podemos ver o assentamento do alerón traseiro. |
Ferrari 512 BB Na lateral esquerda temos o tampão de combustível no topo do capot motor. |
Ferrari 512 BB Detalhe característico do modelo, as entradas de ar nas embaladeiras. Como seria de esperar, o logo Pininfarina, acompanha a carroçaria. |
Ferrari 512 BB Passando a detalhar esta fabulosa frente em cunha. |
Ferrari 512 BB No capot dianteiro, temos 2 intermitentes rectangulares de grandes dimensões nos extremos do capot. |
Ferrari 512 BB O logo da Ferrari a frente. Entre os faróis retracteis temos a grelha de entrada de ar de arrefecimento do radiador . |
Ferrari 512 BB Faróis duplos retracteis. |
Ferrari 512 BB O espelhado dos faróis perfeitamente definido e dimensionado. |
Ferrari 512 BB Perspectiva lateral com os faróis abertos. |
Ferrari 512 BB O vidro para-brisas com o rebordo em preto fosco. A escova limpa vidros está extremamente bem detalhada e dimensionada. |
Ferrari 512 BB O interior da bagageira em preto fosco com o quadriculado simulando o forro interior. |
Ferrari 512 BB O interior da mala estofado com floc cinzento, denotam uma qualidade extrema de acabamento. |
Ferrari 512 BB A frente do lado esquerdo temos o saco do liquido limpa-vidros. |
Ferrari 512 BB O mecanismo de abertura do capot simulando perfeitamente o amortecedor. Temos aqui acesso a ver o mecanismo dos faróis. |
Ferrari 512 BB A frente do lado direito uma mala, que possivelmente fosse de ferramenta. |
Ferrari 512 BB O forro da porta simples, com o puxador de abertura. |
Ferrari 512 BB O interior tal como o 365 GT4 não está mal, tendo em conta a idade da miniatura está bastante razoável. O volante refere bem o design do volante do 1:1 |
Ferrari 512 BB O interior em floc cinzento. Pena não terem optado por uns cintos em tecido e terem deixado estes em borracha pois seria uma mais valia para o interior. |
Ferrari 512 BB O motor de arranque está detalhado neste imagem. Muito realista. |
Ferrari 512 BB As panelas de escape uma de cada lado. |
Ferrari 512 BB Cablagem do sistema de ignição do motor. |
Ferrari 512 BB |
Termina aqui a apresentação deste modelo da Kyosho, com alguns anos mas muito interessante.
O modelo retrata na perfeição o modelo original se esquecer a elegância.
Espero que tenha sido do agrado de todos.
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